Seminaristas são aprovados para serem admitidos às Sagradas Ordens

Os seminaristas Matheus Aguilar e Warley Alves foram aprovados para serem admitidos entre os candidatos às Sagradas Ordens. A data da Celebração ainda não está definida.

Dentre os graus da Ordem, o supremo entre eles é o Episcopado, que contém a plenitude do Sacerdócio; em seguida o Presbiterado ou Sacerdócio simples; depois o Diaconado e as Ordens que se chamam menores. 

O sacramento da Ordem é dividido em duas hierarquias:

  • Ordens menores, as que não consagram de modo definitivo que as recebe: ostiário, leitor e acólito.
  • Ordens Maiores, as que consagram de modo definitivo ao serviço de Deus: subdiaconato, diaconato, presbiterado e episcopado.

Após as reformas litúrgicas do Concilio Vaticano II, o papa Paulo VI extinguiu as quatro Ordens Menores e o subdiaconato. Pelas Cartas Apostólicas  Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, o  Papa Paulo VI manteve o leitorato e o acolitato como ministérios da Igreja Latina, podendo ser concedidos a leigos e sendo obrigatórios aos candidatos ao diaconato  e ao presbiterado . Com a denominação de apenas Ordem ficaram os graus de: diaconato, presbiterado e episcopado na Igreja Latina. O Papa Bento XVI restaurou as ordens menores para os sacerdotes formados segundo o rito tradicional. 

Por : Assessoria de comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp Fale conosco