Rede Cáritas mobiliza doações para municípios atingidos pelas fortes chuvas na diocese

Durante as fortes chuvas que atingiram a região neste mês de Dezembro a Cáritas Diocesana de Teófilo Otoni, atuou com ajuda emergencial nas cidades de Teófilo Otoni, Machacalis, Bertópolis,Umburatiba, Santa Helena, Crisólita e Águas Formosas.

No início de dezembro a temporada das fortes chuvas iniciou-se na comunidade de Brejão na zona rural de Teófilo Otoni, onde diversas casas foram destruídas e moradores perderam tudo, sendo que através da secretaria de agropecuária e secretaria de assistência social a equipe da cáritas fez a doação de roupas para mulheres, homens e crianças.

Logo após as chuvas devastaram as cidades de Machacalis, Bertópolis e Umburatiba, e fizeram estragos em Santa Helena, Águas Formosas e Crisólita. Assim a Rede Cáritas regional Minas Gerais, juntamente com a Cáritas Brasileira e CNBB iniciaram a campanha de ajuda Humanitária “ SOS BAHIA MINAS”.  Através do programa  MAGRE (Meio Ambiente, Gestão de Riscos e Emergências), foram  mobilizados parceiros como a Comunidade Viva Sem Fome de BH, MPT e outros, que através do monitoramento das necessidades emergenciais das comunidades atingidas enviaram as doações.

Foram  destinados mais de mil cestas de alimentos, dezenas de kits de limpeza, kits de higiene pessoal e roupas. A distribuição foi realizada por voluntários nas paróquias da região tendo o Padre Wagner Quim, pároco da paróquia São Sebastião de Machacalis como organizador local, juntamente com a pastoral familiar, vicentinos e com apoio das secretarias de assistência social dos municípios atendidos.

Segundo o presidente da Cáritas Diocesana de Teófilo Otoni, Humberto Alencar: “ A Rede Cáritas cumpre sua missão de estar sempre junto com as pessoas em vulnerabilidade, e onde estiver um irmão ou irmã precisando de ajuda, estará lá, sendo presença de Deus e  da Igreja. Atendendo o pedido do papa Francisco de ser uma Igreja em saída e a serviço de Cristo presente nos nossos irmãos e irmãs mais sofridos”.

Fonte: Cáritas Diocesana de Teófilo Otoni