Ordenação presbiteral de José Maria

Neste último sábado, memória litúrgica de são José operário, a diocese de Teófilo Otoni esteve em festa. Ordenou mais um presbítero. O diácono José Maria de Abreu.

Em meio às dificuldades que a pandemia nos impõem, poder celebrar este momento nos faz transbordar em alegria e paz. Como o nosso bispo diz: “o Senhor da messe tem ouvido as nossas orações”. Nessa alegria, somos convidados a dar graças e bendizer o seu nome.

O novo padre escolheu como lema de sua ordenação presbiteral o texto do Salmo 88(89),2a: “Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor”. Este trecho bíblico nos convida a cantar ao Senhor da Messe pelo seu amor em todos os momentos. De maneira especial para o nosso novo presbítero.

Dom Messias em sua homilia, fez memória a são José operário. Realizou um paralelo entre a vida, missão e trabalho de José e de Jesus e trouxe um profundo ensinamento para a vida do presbítero. Quando salientou que o trabalho do sacerdote se resume em: Santificar, ensinar e pastorear. Assim, desenvolveu toda sua reflexão nos apontando o sentido da entrega e do saber louvar a Deus em todos os momentos de nossas vidas. Seja em meio à alegria ou às dores.

Este tempo pandêmico nos têm privado de celebrar com numerosas participações. Por isso, a ordenação presbiteral contou com a participação de um público restrito.Familiares, alguns presbíteros, seminaristas e amigos próximos do novo presbítero. Contudo, as redes sociais nos permitiram vivenciar este momento cheio de fé, esperança e amor, mesmo à distância.

Pedimos que continuem rezando por nossa diocese, pelo novo presbítero Pe. José Maria de Abreu, pelo nosso bispo Dom Messias, pelo presbitério, pelos religiosos e religiosas, pelos seminaristas e por todo povo de Deus. Confiemo-nos ao exemplo de Maria Santíssima, nossa mãe e Mãe de Deus, no seu sim de amor. E não esqueçamos de pedir ao Senhor da Messe para que envie mais operários.

Nesse elo de amor, na fé, estamos todos unidos em oração.

Por Hugo Damião Leal,

Seminarista do 4° ano de Teologia.