Novidades no seminário Sagrado Coração de Jesus em BH

Dia de Alegria!

No último dia 31/01, Dom Messias dos Reis Silveira, 6° bispo diocesano, deu início às atividades de transferências e posse dos padres em nossa diocese.

Na grande alegria do ano Jubilar, no qual estamos vivendo, nosso Seminário Sagrado Coração de Jesus – Comunidade de Teologia em Belo Horizonte – MG _ teve a abertura de suas atividades com a Solene Celebração Eucarística com grandes momentos na paraliturgia voltados para a vida do seminário.

Neste dia, houve a posse do Novo Reitor da comunidade de teologia, Pe. Wagner Ferreira Vaz. Durante a celebração, os seminaristas Mateus Aguilar Ramos e Warley Alves da Rocha foram admitidos às ordens sacras.

O nosso bispo diocesano deu a benção do novo seminário, localizado na Rua São Felicíssimo– 192, Bairro Betânia, e a abertura do novo ano letivo para a nossa comunidade.

Dom Messias dos Reis, em sua homilia, salientou que “a Palavra precisa ser anunciada na alegria”. Deste modo, frisou que o seminário deve ser esse lugar da alegria, do encontro com a Palavra, do acolhimento e da transmissão da mesma. Fora salientado que “o mundo necessita desta palavra”; assim, nos mostrou que a Palavra de Deus é capaz de transformar as nossas vidas frente às grandes transformações que o mundo passa, uma vez que o mesmo necessita desta Palavra; que é Vida.

Nosso pai e pastor, durante a sua fala, enfatizou que “o seminário e os seminaristas devem ter um grande amor à Palavra de Deus; devendo estar com os ouvidos abertos à mensagem do Senhor.

Destaque: Dom Messias dos Reis, mostrou três sentimentos que o texto do Evangelho nos dá: Primeiro, o sentimento de ter compaixão: devemos agir com amor, com misericórdia. O segundo refere-se ao pedido; o pedido é realizado na oração que transforma as nossas vida; é a oração cheia de compaixão que se faz testemunhas e, parafraseando nosso Bispo Emérito de Roma Bento XVI: “o testemunho suscita vocações”.

Em seu pastorei – disse nosso bispo – está muito feliz neste tempo de graças em nossa diocese. Com as vocações aumentando, junto com a prece em todas as celebrações, na qual todas as pessoas de nossa igreja particular de Teófilo Otoni eleva ao “Senhor da Messe e Pastor do rebanho que envieis muitos operários, pois a messe é grande e poucos são os trabalhadores” (Cf.). Essa prece é ouvida e a necessidade de buscar uma casa maior este ano foi de grande urgência. Colaborando assim para um maior desenvolvimento humano, espiritual, vocacional e acadêmico dos seminaristas. O terceiro sentimento apontado pelo nosso bispo, foi o de agradecimento. Agradecimento esse que se faz necessário.

Dom Messias dos Reis manifesta o quanto é feliz e agradece a todos que colaborou e colaboram no desenvolvimento de nossa casa de formação. Agradece ao Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Walmor Oliveira de Azevedo, por ter acolhido nossa casa formativa. Agradece ainda à Paróquia de São Jorge na pessoa de seu pároco, Pe. José Rezende, pelos quatros anos de contribuição no espaço físico da paróquia, possibilitando que a nossa casa pudesse ser implantada. Neste novo tempo de alegria, agradece à província dos Irmãos Maristas na pessoa de seu provincial por nos alugar o atual espaço em que a nossa casa está em funcionamento. E, às paroquias de nossa igreja particular pelas contribuições para que pudéssemos ocupar uma casa mais ampla e estruturada.

Por fim, agradeceu a presença de todos os padres que se fizeram presente na celebração, juntamente com os leigos convidados e ao casal da Paróquia de São Sebastião em Carlos Chagas que faz essa entrega do Padre Wagner em nome de toda comunidade paroquial. Estiveram presentes nesta celebração ainda, os Padres Adriel Gomes de Oliveira (Promotor Vocacional), Pe. José Ricardo Esteves Pereira (Major capelão do exército e Diretor Espiritual de nossa comunidade de Teologia), o até então, reitor de nossa casa, Pe. Jaidson Martins Pereira; Pe. Luís Carlos de Carvalho Santos (Pároco da Paróquia de São Sebastião em Belo Horizonte, no Bairro Betânia e membro da comunidade Vila Regia), o Ir. Evilásio Pope (Irmão Marista que representou toda a comunidade).

Dom Messias dos Reis ainda fez questão de dispensar aos seminaristas admitidos a teologia algumas palavras: lembro-os que o tempo dos estudos teológicos é o tempo favorável da configuração a Cristo, assim sendo, não é mais um tempo de ficar pensando se ‘sim’ ou ‘não’, mas de se entregar a Deus e à sua Graça e que devemos reconhecer a nossa missão, pois esse passo é um voto de confiança que a Igreja os dá nesse caminho de encontro com o Senhor.

Por: Seminarista Hugo Damião