Mês Missionário Diocesano

“Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)

A vida é missão! Imbuídos desta certeza, celebrar o mês missionário se faz mais que necessário, é a oportunidade de um constante resgate da consciência missionária de cada cristão batizado/a. O tema deste ano trouxe uma grande e profunda reflexão de que a missão não está no fazer coisas ou no excesso de atividades, mas no ser, na identidade do batizado/a; é como DNA presente em nossas células, fator determinante de nossa genética e características. É uma força emanada pelo Espírito Santo.

A Diocese de Teófilo Otoni entende a máxima importância do Pilar Missionário na vida da Igreja. por isso em comunhão com a Igreja do Brasil e a Igreja Universal, procurou vivenciar da melhor forma possível – dentro da triste realidade pandêmica vivida no nosso país e no mundo – o mês missionário.

Foram momentos marcantes na vida desta Igreja particular e dos fiéis que puderam acompanhar as atividades, presencialmente ou pelas redes sociais.

A equipe missionária diocesana, se propôs com criatividade e ousadia a animar e celebrar o mês missionário em nossa diocese. Superando os desafios do distanciamento social e os desafios midiáticos existentes nesta região.

Tendo sua abertura no dia 1º de outubro, memória de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões junto com São Francisco Xavier, na paróquia São Sebastião em Machacalis, o Mês Missionário Diocesano foi repleto de ricas atividades, formativas, orantes e litúrgicas. Foi realizado a apresentação do tema do mês missionário, via redes sociais e publicações diárias de posts missionários. Promovemos formação online para toda a diocese e interessados, com a Ir. Regina Cândida Fuhr, membro da equipe de coordenação da CRB-RS, sobre Mística e Missão. Motivou-se e celebrou-se o terço missionário, vigília missionária, coleta missionária, novena missionária e um dia de adoração ao Santíssimo pelos missionários/as. Vale registrar também a bela celebração no dia mundial das missões, presidida por nosso Bispo Dom Messias dos Reis Silveira, na Catedral Imaculada Conceição em Teófilo Otoni, que com entusiasmo motivou os fiéis em sua vocação missionária.

Rendamos graças a Deus por tudo o que foi vivenciado durante este mês de outubro. Um fraterno agradecimento a todos aqueles que se esforçaram para que esses momentos acontecessem e chegassem às comunidades e as casas de nossas famílias: Equipes missionárias, equipes de liturgia, pastorais e movimentos, especialmente a PASCOM da Diocese de Teófilo Otoni e os colaboradores das redes sociais das paróquias e comunidades.

É o Espírito Santo que conduziu cada atividade e conduzirá sempre os caminhos das nossas comunidades eclesiais missionárias ajudando assim nossos irmãos e irmãs, nossas paróquias e dioceses a enfrentar os desafios da evangelização pré e pós pandemia, neste mundo plural, fragmentado, mas cheio de grandes sinais de esperança, pois a vida é missão.

Equipe de coordenação

Diácono Filipe Rodrigues de Freitas – Coordenador diocesano do Pilar Missionário

Padre Wagner Antônio Quim, MSJ

Ir. Aparecida Donizete Machado, MSF