Lideranças participam do Encontro diocesano de pastoral

Nos dias 15 e 16 de novembro na Casa de Oração em Teófilo Otoni, cerca de 120 representantes das paróquias, comunidades religiosas, pastorais, movimentos, serviços e organismos estiveram reunidos no Encontro Diocesano de Pastoral. O encontro foi convocado por dom Messias, para que a igreja diocesana, inicia-se o processo de caminhada para a Assembleia Diocesana de Pastoral que será realizada nos dias 22 a 23 de agosto de 2020.

Durante os dois dias, foram realizados estudos sobre as diretrizes para a ação evangelizadora 2019 a 2023 para a Igreja no Brasil que foi conduzida por padre Wagner, analise de conjuntura sobre a sociedade brasileira e sobre a Igreja no mundo atual conduzida por Padre Nelito Dornelas. Dom Messias fez a abertura do encontro, motivando sobre a necessidade da Igreja de Teófilo Otoni estar em sintonia com toda a igreja mundial e brasileira, sendo uma igreja missionária com os pilares da evangelização (Pão, Palavra, Caridade e Missão) fortalecidos e com atuação dentro e fora da igreja em comunidades eclesiais missionárias.

Padre Nubio que é o coordenador diocesano de pastoral conduziu a apresentação da pesquisa pastoral que foi realizada nas paróquias, pastorais, movimentos, serviços e organismos. E que nortearam as atividades desenvolvidas em grupos setoriais pastorais. E no final do encontro foi apresentado o cronograma das ações propostas até a assembleia diocesana de pastoral.

Dom Messias finalizou o encontro relembrando que a diocese entrará no ano jubilar a partir de 27 de novembro de 2019, e dentro das festividades dos 60 anos, toda a comunidade diocesana terá a missão de elaborar o novo plano diocesano de pastoral, que norteará as ações evangelizadoras da diocese de Teófilo Otoni.

Por : Alencar Freitas