Jovens são acolhidos no propedêutico

“Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande idéia, mas através do encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso uma orientação decisiva…” (Doc. de Aparecida, n. 243).

Com grande alegria, na segunda, 04 de agosto de 2020, dia do Padre e festa de São João Maria Vianey, padroeiro dos presbíteros, damos início as atividades formativas do seminário propedêutico, sobre os cuidados do reitor, Pe. Devanil. Dom Messias, nosso Bispo, celebrou a Santa Missa acolhendo os novos seminaristas ao propedêutico. Foi um momento de profunda gratidão pelo SIM de cada um. Em sua homilia, Dom Messias, os motivou e os incentivou a continuarem firmes na fé e no propósito ao qual foram chamados.

“O propedêutico é uma etapa formativa indispensável, com uma especificidade própria. O objetivo principal consiste em assentar sólidas bases para a vida espiritual e favorecer um maior conhecimento de si para o crescimento pessoal. Este é um tempo propício para um conhecimento inicial e sumário da doutrina cristã, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, e para o desenvolvimento da dinâmica do dom de si na experiência paroquial e caritativa” (Ratio, n. 59)

Nosso Seminário Propedêutico tem sede em Teófilo Otoni, no Bairro Marajoara. A diocese de Teófilo Otoni procura, por meio desta etapa formativa, oferecer aos seminaristas um tempo propício de discernimento e conhecimento da vocação presbiteral, que é um caminho de autoconhecimento, seguimento, entrega e amor a Cristo Bom Pastor e ao próximo.

Padre Adriel Gomes e Diác. Ramon Vilaça (Promotores Vocacionais)