Diocese participa do 2º Muticom do regional Leste 2

Nos dias 18 e 19 de outubro em Belo Horizonte aconteceu o 2º MuticomLeste2 ( Mutirão de Comunicação do regional leste 2 da CNBB).O evento e promovido pela pastoral de comunicação do regional em parceria com a CNBB Leste 2, PUC Minas e Anima PUC.

O evento aconteceu no campus da PUC Minas e teve a participação de cerca de 200 agentes da pascom, assessores de comunicação,padres e seminaristas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.Da diocese de Teófilo Otoni , estiveram presentes Padre Nubio Zinni, padre referencial para comunicação na diocese, seminarista Hugo Leal que cursa Teologia na PUC MINAS  e Alencar Freitas assessor de comunicação da diocese.

Durante os dias do evento foram realizadas palestras, oficinas sobre a temática geral, “Comunicação como estratégia para as Relações Humanas”. Na abertura do evento, Dom Joaquim Mol acolheu os comunicadores e os convidou a exercer seu ministério, serviço e missão apaixonadamente. “Vocês são muito importantes no processo de comunicação. Apenas no regional leste 2 são 4136 comunicadores. É um número muito significativo. Portanto, precisamos formar uma grande rede, fazendo com que a Igreja comunique mais. Quanto mais comunicação, mais oferta dessa alegria que se chama Jesus Cristo”, finalizou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

A Palestra de Abertura iniciou as discussões da primeira noite do evento, esteve a cargo de Alan Domingues, professor da PUC Minas, que trouxe o tema “Gestão Estratégica das Redes Sociais”. Ele pontuou as mudanças das nossas ações cotidianas, com os avanços do uso, cada dia mais potencializado, das mídias sociais. “Nunca estivemos tão conectados. Nós, que atuamos como comunicadores, precisamos ficar atentos ao comportamento do usuário, todo momento. Temos que ser observadores dessa dinâmica e aplicá-la em nosso favor, como estratégia de comunicação, insights e ideias para atuarmos melhor nas redes sociais”, ressaltou o professor que é estudioso das redes sociais. E durante o 2º dia de evento, foram realizadas palestras sobre violência nas redes sociais e como fortalecer a comunicação pastoral em nossas dioceses e paróquias e na parte da tarde diversas oficinas.

Por: Alencar Freitas

Assessoria de Comunicação – Diocese Teófilo Otoni