CONSELHO DIOCESANO DE LEIGOS T.O. PARTICIPA DE REUNIÃO AMPLIADA DO CNLB REGIONAL LESTE II

No último final de semana, aconteceu em Belo Horizonte uma Reunião ampliada da Coordenação do CNLB Leste II com todos os presidentes de conselhos diocesanos de leigos e leigas e equipes de articulação de todas as Arqui/Dioceses do Regional Leste II, composto por 32 Arqui/Dioceses, distribuídas em 8 províncias eclesiásticas. Compareceram 16 Arqui/Dioceses.

O Objetivo desta reunião foi uma solicitação por parte dos presidentes para conhecer mais sobre o organismo e propor ações conjuntas a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2019-2023 – CNBB e as Diretrizes aprovadas no VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil do CNLB Nacional em Cuiabá MT em junho de 2019.

Na oportunidade, participamos de uma Análise de Conjuntura, realizada pelo Prof. Camilo Lellis da PUC MG e Presidente do Conselho Arquidiocesano de BH, que trouxe informações para uma leitura da realidade que estamos vivenciando em nível social, eclesial e político.

O Prof. Webert Cirillo, apresentou um painel com palavras chaves do documento 105 da CNBB, trazendo luzes e sombras desta realidade, e onde os conselhos diocesanos presentes puderam apresentar avanços e recuos na caminhada em nossas Arqui/Dioceses.

Os presidentes presentes participaram n de uma mesa, apresentada por Leci – Presidente do CNLB Leste II, Adriano-Secretário Geral do CNLB Leste II e Leonardo – Conselho Fiscal do CNLB Leste e da Comissão de Comunicação. A mesa teme o tema: “Por que e para que organizar e articular o laicato em Conselhos de leigos e leigas?”. A mesa apresentou a fundamentação Antropológica, Sociológica, Teológica, Pastoral/Eclesial e dentro do Direito de Organização no Direito Eclesial. Foi um momento de debate, discussão e de muito esclarecimento. Palavras fortes deste momento foram: Ubuntu, Encontro, Dialogo, Comunhão, Missão, Serviço e Formação.

Conhecemos neste encontro as Diretrizes aprovadas no VII Encontro Nacional do Laicato do Brasil – 2019-2023, aprovadas em Cuiabá MT nos dias 20 a 23 de junho de 2019. São Diretrizes para a formação e atuação do Laicato no Brasil para todas as Arqui/Dioceses e todos os cristãos leigos e leigas, fundamento em 3 pilares: dimensão sócio ambiental da Fé; formação e; juventude. Neste momento os presidentes participaram de um trabalho de grupo, onde a partir destas diretrizes, pensar em propostas para CNLB Leste II, agir nos próximos anos dentro dos seguintes eixos: articulação, ação sócio transformadora, Espiritualidade e Formação. Com este trabalho já tiramos indicativos para um pano de atuação de CNLB Leste II que será elaborado pela Comissão de Formação e apresentado e aprovado na Reunião de Colegiado que acontecera nos dias 09 e 10 de novembro.

No domingo, tivemos uma mesa com experiências exitosas de 3 Conselhos Diocesanos de Leigos de nosso Regional Leste II: Arquidioceses de Mariana e Montes Claros e da Diocese de Teofilo Otoni. Cada Presidente apresentou aos presentes a forma com que atuam nas Dioceses apresentando atividades realizadas e dinamizadas e também algumas dificuldades. Este momento foi importante para iluminar a caminhada dos presentes nas suas realidades.

Esta reunião foi envolvida com muita mística, celebração eucarística, confraternização e uma celebração de envio que nos motivaram a voltar para nossas Arqui/Dioceses com coragem e amor.

Pela Diocese de Teofilo Otoni participaram Adriano (Mantena) presidente do CODILE e Secretário Geral do CNLB Leste II e Sandrinha (Teofilo Otoni) vice presidente do CODILE.

Por Adriano.