Padre Adriel e Diácono Ramon participam de videoconferência com formadores das escolas diaconais do regional

Aconteceu no dia 27 a videoconferência com formadores e coordenadores das escolas diaconais, na qual a Diocese de Teófilo Otoni se fez presente através do padre Adriel e diácono Ramon. Observando as experiências para colocá -las em prática em nossa Diocese ,em processo de acolhimento ao Diaconato permanente e futura Escola Diaconal.

A reunião foi conduzida pelo Diácono Márcio Henrique Gonçalves de Souza, referencial para as escolas diaconais e contou com a participação do presidente da Comissão Regional dos Diáconos (CRD), Diác. Márcio Honório; do bispo referencial da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada e bispo da Diocese de Luz (MG), Dom José Aristeu Vieira; do bispo da Diocese de Oliveira (MG), Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro e do responsável pelo site do diaconato, Diác. Marcelo Paulino Costa.

No encontro virtual, as (Arqui)Dioceses foram representadas por diretores e formadores de: Cachoeira de Itapemirim (ES), Campanha (MG), Governador Valadares (MG), Itabira e Coronel Fabriciano (MG), Janaúba (MG), Januária (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Oliveira (MG), Pouso Alegre (MG), Teófilo Otoni (MG), Uberaba (MG) e Uberlândia (MG).

Durante a reunião foi aprovado à criação de uma equipe multidisciplinar com professores capacitados, que já possuem experiência em formação de alunos de escolas diaconais e cursos de graduação em teologia. A ideia é que a equipe fique à disposição do Regional Leste 2 para auxiliar na implantação, manutenção e formação dos candidatos ao diaconato de todas as (Arqui)Dioceses que necessitarem de suporte e auxílio.

O Diác. Marcelo Paulino Costa colocou à disposição de todas as (Arqui)Dioceses, de forma gratuita, uma plataforma virtual para inserção de palestras formativas para as escolas diaconais, bem como criação de ambientes privados com senha e etapas de formação com acesso restrito, para acesso de alunos e vocacionados.

A próxima reunião por videoconferência deve ocorrer no mês de julho.

Fonte: CNBB Leste 2

Por: Padre Adriel