Diocese realiza formação sobre a CF 2022

Com o tema Fraternidade e Educação e o lema com a inspiração bíblica “Fala com sabedoria, ensina com amor” de Provérbios 31,26 a campanha da fraternidade vem chegando para animar e motivar todos e todas em torno deste tema importantíssimo.

Neste sentido pensando em conhecer o tema e o lema o Conselho Diocesano de Leigos e Leigas – CODILE realizou um formação on line aberto aos agentes de pastorais da nossa Diocese.

Este momento aconteceu no dia 07/12/2021 às 19h30min, através da plataforma Google Meet e transmitida pelo canal do Youtube do CODILE.

O assessor convidado foi Padre Patrick Samuel Silveira, responsável pelo setor de Campanhas da CNBB e consequentemente responsável por dinamizar a CF em todo Brasil. Atualmente e recentemente acumula a função de Sub Secretário Geral Adjunto da CNBB.

Pe. Patrick inicialmente recordou a história da CF no Brasil bem como a sua importância para as comunidades, pois os temas ajudam na pratica do evangelho e no cuidado e defesa da vida.

Relatou ainda que a CF 2022 é um continuidade da CF 2020 e CF 2021, pois a primeira tratou do cuidado e a segunda do diálogo e a CF 2022 fala sobre a educação. Nos dia atuais precisamos cuidar, dialogar e educar.

E a Educação que a CF 2022 quer debater e a Educação Integral que nos conduz a refletir sobre as diversas formas de educar e de construir comunidades humanas, as sociedades e as civilizações, tecidas universalmente pelas relações sociais e coletivas. A educação, em sentido amplo, abrange pertencimento e a participação dos sujeitos no mundo, de modo integral e solidário (n. 54).

Pe. Patrick discorreu sobre os pontos importantes do texto base da CF 2022 dentro do método escutar, discernir e agir e foi um momento muito rico pois acendeu várias luzes sobre o tema e os participantes relataram que foi extremamente importante a formação para já irem preparando a vivencia da quaresma e nossas acoes comunitárias em todo o ano de 2022.

Participaram agentes de pastorais de varia paroquias, comunidades e de diversas dioceses do Regional Leste II da CNBB.

Quem não participou pode acessar através do link: https://www.youtube.com/watch?v=GI_TtbiqR3o

O CODILE agradece a participação de todos e todos que participaram desta importante formação.

Por : Secretaria do CODILE.