Diocese realiza estudo bíblico on-line.

Na manhã deste sábado, 29/08/2020, aconteceu uma Live Formativa, onde tivemos a oportunidade de estudar sobre o Livro do Mês da Bíblia 2020, Livro de Deuteronômio. Com o tema “Abre tua mão para o teu irmão” – Dt 15,11, a Equipe que está organizando a 6ª Semana Social Brasileira na Diocese de Teófilo Otoni, composta pelo Conselho Diocesano de Leigos (as), Caritas Diocesana, Pastorais Sociais, Movimento de Fé e Política, Pastoral Catequética, Pastoral Familiar, CEBs, Pascom, CRB e outras pastorais e parceiros, prepararam este momento de formação. O Objetivo desta formação foi justamente conhecer sobre este importante Livro buscando discernir e contextualiza-lo no seu tempo e contribui para iluminar os dias atuais e a nossa pratica pastoral sócio transformadora. Maria Tereza (CODILE), Cris Matos (Movimento de Fé e Política) Padre Erivelto (Assessor Eclesiástico para o Laicato) ajudaram na dinâmica dos trabalhos.

Padre Malvino, nosso convidado, da Diocese de Colatina – Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graça- Itaguaçu – ES, conduziu com muita clareza a dinâmica do livro e a sua aplicação pratica nos tempos atuais. Padre Malvino Respondeu e esclareceu as leis sociais em favor dos pobres (Dt 24,19-21); leis desumanizadoras que justificam a opressão e a escravidão de mulheres e crianças (Dt 20,10-14); leis de centralização a serviço do poder e do lucro (Dt 12,2-7); a lei do Deus violento e castigador (Dt 13,7-12). Afirmou ainda que para a Palavra de Deus nesse livro, precisamos entender cada lei em seu contexto e sempre nos questionar: essa lei está a favor da vida ou da morte? Ao final da Live respondeu a diversos questionamentos apresentados pelos participantes. Foi um momento de profundo aprendizado!

Participaram deste momento diversos irmãos e irmãos das mais diversas comunidades da Diocese e das Dioceses de Governador Valadares, Colatina, Luz, Cárceres, Almenara e Araçuaí. Dom Messias, nosso Bispo Diocesano participou conosco desta formação. Tivemos a participação de diversos agentes de pastorais da catequese, liturgia, CEBS, padres, religiosos, seminaristas e outros. Esta formação antecede uma vasta programação que teremos nos dias 05, 06 e 07 de Setembro/2020 – Grito dos Excluídos e Excluídas na Diocese, conforme a programação, eventos que serão transmitidos pelo Facebook e Youtube da Diocese de Teófilo Otoni:
Sábado – 05 de Setembro de 2020 – 1º dia do Tríduo
18h – Momento Mariano – Terço dos Excluídos
Domingo – 06 de Setembro – 2º dia do Tríduo
08h30min – Animação e cantos da Caminhada
09h – Mesa Redonda – Como Realizar a 6º Semana Social Brasileira na sua Paroquia/Comunidade.
10h – Celebração Eucarística dos Excluídos (as)
Local: Transmissão direta da Paróquia São João Batista em São João do Manteninha – MG.
Segunda – 07 de Setembro – 3º dia do Tríduo
09h às 12:00h – Momento Cultural com músicas, poesias, e GRITOS das Mulheres, Negros, Indígenas, juventude periférica, moradores de rua e catadores, sem terra, sem teto, profissionais da educação, profissionais da saúde, entre outros.
Local: Transmissão direta da Casa dos Movimentos Populares em Teófilo Otoni.
Agradecemos a todos e todas que direta ou indiretamente contribuíram para este momento acontecer em nossa Diocese que mesmo num tempo de pandemia e isolamento estamos atentos e comprometidos com a Palavra de Deus.

Por: Adriano Massariol – Presidente do CODILE (Conselho Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Teófilo Otoni)