Diácono José Maria nosso novo vice-chanceler

Natural da cidade de Frei Inocêncio/MG, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, nascido em 20 de janeiro de 1990, filho de Angelo Moreia de Abreu (in memoria) e Maria de Fátima Rodrigues Morais Abreu.

Ingressou no Seminário Propedêutico, instalado na Catedral de nossa diocese em 2011; cursou a filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário na cidade de Caratinga dos anos 2012-2015; cursou teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ – PUC Minas), residindo no Seminário  Sagrado Coração de Jesus (Comunidade da Teologia em Belo Horizonte), dos anos de 2016- 2019.

Iniciou no ano de 2020 os estudos no Mestrado em Direito Canônico do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro – Extensão Goiânia/GO, instituição devidamente agregada à Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado diácono em 02 de maio de 2020 na Catedral Imaculada Conceição em Teófilo Otoni/MG, onde atualmente exerce trabalhos pastorais como cooperador paroquial e também exerce a função diocesana de coordenador do Setor Juventude.

Ao logo de sua formação (Filosofia e Teologia) exerceu trabalhos pastorais em diversas paroquias de nossa diocese de Teófilo Otoni, na Diocese de Caratinga e Arquidiocese de Belo Horizonte.

Será ordenado presbítero em 01 de maio de 2021, na cidade de Frei Inocêncio/MG, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, berço de sua vocação.

Foi nomeado vice-chanceler no dia 29 de dezembro de 2020 e tomou posse dia 09 de fevereiro na Cúria Diocesana.

O vice-chanceler segundo a normativa canônica Cân. 484, caberá redigir os atos e documentos referentes aos decretos, dispensas e outros que se requerem seus trabalhos; exarar fielmente por escrito os atos que se pratica, assiná-los, com a indicação o lugar, dia, mês e ano; exibir os atos e documentos arquivados e declarar que suas cópias estão conformes com o original.

Por: Assessoria de Comunicação