Diácono José Maria de Abreu

O Diácono José Maria de Abreu nascido em 20 de janeiro de 1990 é natural da Paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Frei Inocêncio/MG. É o segundo filho de Angelo Moreia de Abreu (in memoria) e Maria de Fátima Rodrigues Morais Abreu e possui uma irmã, Angela Maria de Abreu.

No ano de 2010 começou a fazer os encontros vocacionais em nossa Diocese. No ano de 2011, aos 14 de fevereiro ingressou no Seminário Propedêutico, instalado na Catedral. Após encerrar o período de propedêutico, no ano de 2012 começou a cursar a filosofia no Seminário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário na cidade de Caratinga, permanecendo no mesmo dos anos de 2012 a 2015.

Posteriormente tendo terminado os estudos em filosofia, no ano de 2016 mudou-se para Belo Horizonte para cursar a teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ – PUC Minas), residindo no Seminário Sagrado Coração de Jesus (Comunidade da Teologia) de nossa diocese, dos anos de 2016- 2019.

Durante o períodode formação exerceu trabalhos pastorais em diversas paroquias de nossa diocese de Teófilo Otoni, na Diocese de Caratinga e Arquidiocese de Belo Horizonte. Também como parte da formação, durante os períodos de férias e Semana Santa realizou missões em diversas paróquias e comunidades, crescendo vocacionalmente e pastoralmente.

Ao longo do seu caminho vocacional, recebeu o ministério de leitor em 08 de setembro de 2017 na Catedral Imaculada Conceição conferido pelo então bispo diocesano Dom Aloisio. Em 15 de abril de 2019 recebeu a admissão as ordens Sacras na Catedral por Dom Messias Dos Reis Silveira, atual bispo diocesano e posteriormente também foi instituído no ministério de acolito em 03 de julho de 2019 na Paróquia de São Jacinto em Teófilo Otoni e ordenado diácono em 02 de maio de 2020 na Catedral.

Exerceu seu diaconato como cooperador paroquial na Catedral Imaculada Conceição, foi nomeado por Dom Messias como coordenador do Setor Diocesano de Juventude e vice-chanceler. Também iniciou no ano de 2020 os estudos no Mestrado em Direito Canônico do Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro – Extensão Goiânia/GO.

O Diác. José Maria será ordenado presbítero no ano de São José convocado pelo papa Francisco e na memória de São José Operário, em 01 de maio de 2021, pelo sacramento da Ordem, na dignidade de presbítero, será configurado com Cristo sacerdote, como ministros da cabeça, para a construção e edificação do seu corpo, que é a Igreja, enquanto cooperadores da Ordem episcopal” (cf. Presbyterorum Ordinis, n.12). Sua ordenação será na cidade de Frei Inocêncio/MG, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, berço de sua vocação; para sua vivencia ministerial, escolheu como lema presbiteral “Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor” versículo retirado do Salmo 88/89, 2a.

Por: Assessoria de comunicação