Dia internacional da mulher é celebrado na paróquia São Francisco

Neste domingo dia 08 de março que é relembrado como dia internacional da mulher, as pastorais sociais da paróquia São Francisco de Assis em Teófilo Otoni realizaram um dia de celebração, de reafirmar direitos e igualdade, e também de prevenção da saúde e da violência contra a mulher.

As atividades iniciaram-se com a missa presidida por padre Honório, pároco, grande mobilizador e motivador de uma comunidade paroquial participativa das questões evangelizadoras dentro e fora da igreja.

Após a celebração foi servido um café da manhã para todos, enquanto a orquestra Filarmônica São Francisco de Paula tocava grandes clássicos da MPB, em seguida o coral da Casa das meninas fez uma apresentação com música e coreografia, foi feita a apresentação da equipe de coordenação e as boas vindas por Padre Honório e Sandrinha, coordenadora as pastorais sociais da paróquia.

A primeira conversa foi sobre superação da violência conduzida pela policial militar Juliana Lemos, foi um momento muito importante para ajudar as mulheres a perceberem as diversas formas de violência que existem e como superá-las. O outro momento de conversa foi sobre a saúde da mulher, conduzida pela enfermeira Marta Honorato.

Durante todo o evento as mulheres também puderam participar de algumas oficinas como: maquiagem, penteados afros, aferição de pressão e glicose, dentre outras atividades.

No decorrer da manhã cerca de 400 pessoas participaram e debateram as lutas das mulheres hoje, com momentos de formação, gritos de guerra, músicas, e diversas apresentações culturais. O dia internacional da mulher foi lembrado como um dia de luta e conquista de direitos, sem nos esquecer do nosso papel dentro e fora da igreja.

Por: Cris Matos

Articuladora do Movimento Fé e Politica na diocese Teófilo Otoni