Conselho Diocesano de Cristãos Leigos e Leigas realizam sua primeira Live.

Aconteceu na manhã deste sábado, 27/06/2020, uma Live experimental na plataforma Google Meets, organizada pelo Conselho Diocesano de Cristãos Leigos e Leigas da Diocese de Teófilo Otoni. O tema debatido foi “Como os Cristãos Leigos e Leigas podem ser Sal da terra e Luz do mundo em tempos de pandemia.”

Tivemos momentos de oração/espiritualidade preparados pelo nosso Padre Referencial – Padre Erivelto, que trouxe a essência do Cristão Leigo e Leiga ser Sal da Terra e Luz do Mundo, iluminado pelo Texto bíblico e pelo Documento 105 da CNBB.

Sonia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB Nacional, da Arquidiocese de Montes Claros, conduziu o tema principal, trazendo com clareza de como nós Cristãos Leigos e Leigas podemos exercer nossa vocação, identidade, espiritualidade e missão nestes tempos de pandemia. Além disso foram abordadas outras questões:

1- Contexto/Conjuntura – Como ser sal da terra e luz do mundo no interno da igreja ou na sociedade. O que é ser sal e luz numa conjuntura como esta nossa? Desesperança/desolação. O contexto que Jesus fala isto: Momento de crise; Precisavam de um sinal de testemunho; Após o sermão da montanha.

2 – Desafios de sermos cristãos leigos e leigas nestes tempos a partir da nossa vocação e do nosso campo de atuação, o chão que pisamos: Ser testemunha de Jesus; Compromisso e diálogo com este mundo, mesmo nas adversidades.

3 – Engajamento nosso, retomando a Igreja Doméstica, nossa família, que a própria pandemia levou a ter um olhar. Não valorizar a missão dos cristãos leigos exercendo seu ministério na família, na leitura da palavra de Deus em família (alimento tão forte quanto a Eucaristia). Precisamos conhecer nossa missão, nossa vocação, conhecer nosso chão e conhecer nossa igreja, sair das preocupações do interno da igreja.

4 – Sociedade doente mas nosso campo de atuação é nesta sociedade.

Toda duração da Live foi acompanha de cantos da nossa caminhada ao vivo, pela família do José Carlos. Tivemos belíssimas intervenções feitas por alguns participantes que enriqueceram ainda mais nosso encontro virtual.

Uma delas foi a necessidade de haver formação através da Escola de Fé e Política, Doutrina Social da Igreja, Cultura, Ecumenismo e outros temas.

Ao final, agradecemos a disponibilidade de Sonia e homenageamos os 15 anos de ordenação sacerdotal de Pe. Erivelto, referencial para os Leigos e Leigas na Diocese.

Aguardem! Teremos mais encontros como estes! Deus nos abençoe hoje e sempre.

Por: Adriano Massariol

Presidente do CODILE ( Conselho Diocesano dos Cristãos Leigos e Leigas)