Conselho de Leigos e Dom Messias conversam sobre a caminhada do laicato diocesano.

No último sábado, 06,aconteceu mais uma reunião da Presidência e equipe do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas de Teófilo Otoni-CODILE. A reunião aconteceu no Centro de Pastoral e teve seu início às 9 h com uma mística inicial, resgatando assim os trabalhos realizados pelo Conselho bem como os desafios da nossa vocação laical. Foi um momento de partilha e de compromisso!

Na pauta, estava a apresentação do CODILE ao nosso Bispo Diocesano, VI Assembleia Diocesana, Formação do Mês da Bíblia, VII Encontro Nacional do Laicato em Cuiabá, financeiro e outros.

No primeiro momento, apresentamos todo o funcionamento do CODILE a Dom Messias, onde relatamos através de um histórico desde a criação até os dias atuais. Em seguida falamos dos trabalhos realizados junto a Diocese, atuando na formação com o Documento 105 e Campanha da Fraternidade realizados em todos os setores da Diocese. Inclusive, quando Dom Messias chegou ele esteve presente na formação do Setor Teófilo Otoni e chegou a relatar que o encontro foi muito bom para toda a Diocese. Apresentamos as atividades que realizadas com as Caritas, Pastorais Sociais e CEBS. Relatamos das atividades que participamos juntos ao CNLB – Regional Leste II, assembleias, encontros e reuniões do colegiado.  Apresentamos um pouco as nossas dificuldades na organização do laicato, como falta de apoio, questões financeiras e outros. O Presidente do CODILE, Adriano, falo da importância de trabalhar próximo ao Pastor, pois assim temos condições de acertar mais. Explanou ainda sobre a comunhão e sobre a sinodalidade da Igreja e da importância destas para a pastoral na Igreja Diocesana. Ao final, Dom Messias disse que muito importante ver o interesse e participação dos leigos na Diocese, relatou sobre a necessidade de um Plano Diocesano de Pastoral para a nossa diocese a partir das novas Diretrizes Gerais. Afirmou ainda que pode contar com o apoio dele e pediu ao CODILE que trabalhasse junto a Diocese o estudo da Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023 preparando toda a Diocese para a Assembleia Diocesana de Pastoral que será convocada. Entregamos ao Dom Messias um Relatório Completo sobre o CODILE, Agenda Formativa do CNLB e a Revista Um Olhar (Revista do CNLB Nacional). Despediu da Reunião deixando sua benção!

A Reunião continuou com a preparação da VI Assembleia Geral Ordinária do CODILE e Encontro do Laicato Diocesano que vai acontecer nos próximos dias 21 e 22 de setembro em Teófilo Otoni, onde são convocados todos os Cristãos Leigos e Leigas de todas as paroquias da nossa Diocese.

Fizemos encaminhamentos sobre o encontro de formação para o Mês da Bíblia em parceria com a Pastoral Bíblica que acontecera no próximo dia 21/07 no Salão Paroquial da Paroquia São Jacinto. Estamos aguardando as inscrições de algumas Paroquias.

A reunião terminou as 13 h.