Comunicadores paroquiais realizam reunião sobre a Pastoral da Comunicação

Cerca de 43 comunicadores paroquiais de 23 paróquias da diocese estiveram reunidos na primeira reunião em videoconferência. O objetivo da reunião foi compartilhar sentimentos de como as paróquias se adaptaram com este “novo normal, em que as missas e atividades paroquiais passaram a ser transmitidas pelas redes sociais, e fortalecer a rede diocesana de comunicação pastoral. Estiveram presentes também comunicadores do CODILE (Conselho Diocesano dos Cristãos Leigos e Leigas) e do Ministério de Comunicação Social da RCC.

A reunião foi iniciada com as orientações dadas por Alencar Freitas que atua na articulação da Pascom diocesana, e depois da oração inicial, padre núbio referencial para a comunicação diocesana deu as boas vindas e fez uma reflexão sobre o que transmitimos e como transmitimos, e que ser pastoral da comunicação é ser uma pastoral das relações humanas, da transversalidade entre todos e todas na igreja, mas principalmente é a pastoral do encontro e da acolhida.

Em seguida, Dom Messias fez uma reflexão sobre a espiritualidade do comunicador e comunicadora, que o meio é importante, mas que a mensagem é o essencial. Que as transmissões das missas possam ser momentos de espiritualidade. Dom Messias falou sobre os documentos da igreja, principalmente o diretório para comunicação da igreja e do guia para implantação da Pascom. Depois teve um momento de partilha entre os comunicadores.

Para finalizar a reunião Alencar apresentou a proposta formativa on-line sobre a comunicação na igreja e ferramentas que podem ajudar na evangelização, que foi aprovado pelos participantes da reunião, e também foi aprovada a Campanha: “A vida se faz História”, que tem o objetivo de contar a história de pessoas e paróquias que fazem a evangelização na diocese nesses 60 anos.

Padre Núbio fez suas considerações finais, e Dom Messias agradeceu e motivou a todos e todas a continuarem a caminhada de comunicadores em suas paróquias.

Por: Assessoria de Comunicação