Clero diocesano participa de encontro formativo sobre DGAE 2019-2023

Aconteceu nos dias 16 a 18 de setembro na Casa de Oração em Teófilo Otoni o encontro do clero diocesano para aprofundar as novas diretrizes para ação evangelizadora da igreja no Brasil 2019/2023. O encontro foi assessorado pelo padre Nelito Dornelas da diocese de Governador Valadares e assessor eclesiástico das pastorais sociais no regional leste 2 CNBB.

Na primeira parte o assessor conduziu os trabalhos lançando um olhar minuciosos no texto do documento.  O padre Nelito falou sobre o caminho que as novas diretrizes propõem à Igreja no Brasil. Segundo ele, o central nas Novas Diretrizes é mais uma vez um novo chamado de retorno às fontes para olhar a experiência das comunidades primitivas e inspirados por elas formar, no hoje da história e na realidade urbana, comunidades eclesiais missionárias.

Que essas comunidades tenham jeito de casa, de acolhida, não uma coisa estática de paredes simplesmente, ou da estrutura física. Mas, acima de tudo as diretrizes falam de um jeito de ser, de uma postura que lembre a ideia da casa que acolhe, que é espaço de ternura e misericórdia. A realidade urbana, fragmentada, carregada de luz e de sombras, mas também cheia de potencialidades, é definida muito mais do que um lugar social geográfico, mas como uma mentalidade e cultura. Nesta realidade a Igreja é convidada a ser presença. Como casa. Como comunidade eclesial missionária”. A diretrizes, segundo ele, apontam para um rumo muito bonito, porque partem de uma perspectiva de encontro com Deus e com os irmãos, numa dinâmica de acolhida, de portas abertas, de ir ao encontro, de espera e acolhida ativa para formar as comunidades. As novas diretrizes apontam para rumos e horizontes muito bonitos de avanço, de comprometimento apostólico e de comprometimento profético-transformador. Os rumos são os mais bonitos, basta a gente entrar nesta história e caminho.

Por fim Padre Nelito  apresentou questões sobre o sínodo para Amazônia e finalizou com uma apresentação sobre projeto de pastoral. Como elabora ,monitorar e sistematizar . Nos oferecendo assim ferramentas que nos ajudarão no processo de assembleia e plano de pastoral. O encontro foi marcado por momentos de celebração, oração e confraternização.

por: Padre Nubio Zinni

Coordenador Diocesano de Pastoral