Cáritas de Minas realiza assembleia

A Cáritas em Minas Gerais realizou sua XVIII Assembleia Regional e a etapa de monitoramento do PMAS (Planejamento, monitoramento, avaliação e sistematização), entre os dias 26 a 28 de julho, em Belo Horizonte. Contando com a presença de 14 das 15 entidades-membro que compõem o Regional Minas, cerca de 60 participantes se reuniram para rever e reorientar as ações planejadas em fevereiro deste ano e realizar a eleição de novos membros que passarão a compor o conselho regional.

Inspirados pelo tema da 24ª Assembleia Geral da Cáritas Brasileira – O Bem Viver: Esperança, resistência e profecia, que será realizada em Teresina (PI), entre os dias 19 a 23 de novembro de 2019, a Cáritas Minas também trouxe o Bem Viver como tema central do encontro. O primeiro dia foi destinado a formação dos agentes Cáritas. Pela manhã, a professora e vereadora da cidade de Santa Luzia, Suzane Almada, colaborou com a análise política, na sequência, o professor e padre jesuíta, Elio Gasda, refletiu com o grupo sobre o momento vivido pela Igreja no país. A parte da tarde foi dedicada ao estudo do Bem Viver e o professor da UFMG, José Luiz Quadros Magalhães, contribuiu com as reflexões.

Um dos mais recentes integrantes da rede, Luís Carlos Pinto, da Cáritas Diocesana de Guanhães, destacou a importância do momento de formação: “Foram dias intensos de discussão sobre o cenário político e eclesial do país. Compreendemos que o sistema capitalista/predatório destrói biomas, ecossistemas, sociedades. Se não encontrarmos uma forma de viver fora da lógica consumista, seremos testemunhas de desgraças ainda piores, a massacrarem todas as formas de vida do planeta”, aponta Luís.

No segundo dia foi realizado o monitoramento das atividades das entidades-membro, momento significativo de olhar para o planejamento para reavaliar ou reafirmar as ações pensadas para o ano.

Eleição

Além do processo formativo e do monitoramento das ações, durante a XVIII Assembleia aconteceu a eleição de novos conselheiros para o próximo quadriênio. O Conselho é uma instância consultiva e tem como finalidade contribuir com a discussão política institucional, apoiando a equipe executiva. A nova composição do conselho passa a ser: presidente: José Nelson P. Santos (Araçuaí); vice-presidente: Márcia Aparecida Almeida (Uberaba); secretário: Ésio Mendes do Nascimento (Paracatú); vice-secretário: Padre Nelito Dornelas (Governador Valadares); suplentes: Geisiane Lima Soares (Itabira/Coronel Fabriciano) e Suzana Alves Escobar (Januária).

Em comemoração aos 30 anos da Cáritas em Minas Gerais, as entidades-membro receberam de presente uma bandeira bordada por mulheres da Associação Comunitária Mãe Ana (ACOMA), da comunidade Barra do Pequi, da cidade Chapada Gaúcha, no Norte de Minas.