Campanha “Varal Solidário: é tempo de Cuidar”!

No último domingo dia 22 de Novembro, data em que celebramos a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e o dia dos Cristãos Leigos e Leigas. Nas diversas paróquias da nossa diocese aconteceu a abertura da Campanha “Varal Solidário: é tempo de Cuidar”!

A campanha é organizada pelas Pastorais Sociais, Cáritas, Conselho Diocesano de Leigos, Pascom, ECC, Pastoral Familiar, Pastoral Catequética, Ceb’s e CRB da nossa diocese, e é uma ação dentro das atividades da 6ª Semana Social Brasileira.

A campanha encerrará no dia 19 de Dezembro com a Celebração das luzes, essas luzes serão as velas da campanha 1 milhão de estrelas da Cáritas.  Será um momento de comunhão e participação de nossa Diocese, para celebrarmos a nossa solidariedade e por sermos uma Igreja Caritativa.

A campanha surgiu a partir de uma reflexão dessa equipe ampliada formada por essas pastorais, movimentos, serviços e organismos diocesanos que atenta aos apelos do Papa Francisco que pede que sejamos cada vez mais uma Igreja solidária, com o olhar sensível e atendo para os que mais precisam, entendeu que é preciso fazer mais, que é preciso que cada um perceba que o que está sobrando na sua casa, está faltando na casa do seu irmão. A ideia do varal é essa: “Quem tem doa, quem precisa pega”. A campanha pode ser dessa forma, ou que seja feita a arrecadação e no final de campanha seja feita uma grande doação. Está sendo uma experiência incrível, só quem está vivenciando pra poder partilhar. São doações de roupas, material de higiene, sapatos, brinquedos, alimentos e outros.

Se na sua paróquia a Campanha “Varal Solidário: é tempo de Cuidar” ainda não está acontecendo entre em contato com as lideranças diocesanas que estão coordenando a 6ª Semana Social Brasileira e se junte nesta ação, porque é tempo de Cuidar da casa comum, do nosso coração, e principalmente dos irmãos e irmãs que mais precisam de nós.

Por: Cris Matos – Participante da Caritas Diocesana de Teófilo Otoni e do Movimento Fé e Política