Antecipação do feriado de Corpus Christi

Vários Prefeitos no Brasil têm  emitido decretos antecipando o feriado de Corpus Christi. Na cidade de Teófilo Otoni,  o feriado vai ser antecipado e provavelmente, em outras cidades de  nossa diocese também haja antecipação. Trata-se da antecipação do feriado e não da Solenidade Litúrgica, pois essa é universal e não podemos mudar o calendário litúrgico. Somente uma decisão do Papa poderia fazer a alteração da data desta Solenidade tão importante.

O dia de Corpus Christi é celebrado em todo mundo, todos os anos, na quinta-feira, após a festa da Santíssima Trindade que é celebrada no domingo depois de Pentecostes, portanto a mesma se insere no contexto da liturgia com seu significado próprio. Nesta festa celebra-se o Ministério da Eucaristia,  sacramento do corpo e Sangue de Jesus, cumprindo o seu mandato, na última ceia: “Fazei isto em minha memória” (Lc 22,19).

Entendemos e apoiamos a decisão de antecipar o feriado, considerando a importância dos cuidados para  se evitar o avanço da Pandemia do Coronavírus. Entretanto, a Celebração Litúrgica vai acontecer no dia 11 de junho.

Peço para que onde o feriado for antecipado que a celebração seja realizada a noite e como já vem acontecendo, seja transmitida pelos meios de comunicação disponíveis. Recomendo fazer a celebração à noite para que as pessoas que trabalharem nesse dia tenham a oportunidade de acompanhar as transmissões. Onde for possível os párocos têm a liberdade de fazer uma passagem com o Santíssimo em um carro percorrendo algumas ruas da paróquia. Sabemos que nessa solenidade se faz uma bonita procissão do Santíssimo Sacramento com ruas ornamentadas, entretanto neste ano não será possível  fazer a procissão devido a necessidade do isolamento social, evitando as aglomerações. Mas sendo possível, pode se fazer essa passagem do Santíssimo em um carro andor, sem a ornamentação das ruas.

Sabemos que existe o grande desejo do retorno das celebrações com a participação dos fiéis. Por enquanto, na Diocese de Teófilo Otoni as celebrações estão sendo, realizadas com a participação de no máximo 30 pessoas, sempre levando em consideração o que os decretos municipais permitem. Em algumas cidades o decreto não permite nenhuma participação,  em outras até 10,  15 ou no máximo 30 pessoas.  Em Teófilo Otoni são permitidas até 15 pessoas.

A Igreja está se preparando para o retorno das celebrações. A CNBB já emitiu orientações para esse retorno organizado. Embora na Diocese de Teófilo Otoni já tenhamos a possibilidade de uma pequena participação nas Misssas, esperamos que em breve tenhamos segurança para dar alguns passos, no retorno de nossas atividades.

Peço a colaboração grande de todos os fiéis para que mantenham todas as medidas de higiene e segurança, para conter o avanço da doença tão ameaçadora e perigosa. O melhor que cada um pode fazer neste momento,  dando a sua contribuição é tomar todo cuidado possível para não contrair e nem mesmo espalhar o vírus. Quando tivermos segurança daremos os passos seguintes retomando as celebrações e reuniões. Vamos intensificar nossos cuidados e orações e com certeza esse mal será vencido.

Deus na sua infinita bondade nos guarde proteja e abençoe.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo  Diocesano